Os benefícios do leite de Inhame

Quem procurar na hora de tratar os sintomas da menopausa?

Quem procurar na hora de tratar os sintomas da menopausa?
imagem: freepik.com


Endócrino ou ginecologista? Quem procurar na hora de tratar os sintomas da menopausa?


O climatério é uma fase da vida que deve ser acompanhada por um médico especialista para avaliar e garantir a manutenção da saúde da mulher. Isso porque há uma série de sintomas da menopausa que podem acabar atrapalhando a vida feminina, bem como outros problemas de saúde que costumam aparecer mais comumente nessa fase da vida.





Mas qual é o médico mais indicado para lidar com esse tratamento? O endocrinologista ou o ginecologista? Tire suas dúvidas: 

Quando devo procurar um médico para tratar os sintomas da menopausa? Uma dúvida importante que deve ser sanada antes disso é: qual o momento que devo procurar um médico para tratar os sintomas da menopausa?


Basicamente há duas situações: a primeira quando já há uma irregularidade nos ciclos menstruais, mas ainda não há os sintomas propriamente ditos da menopausa. Por exemplo, se o seu ciclo passa a ser mais espaçado ou mais encurtado. É importante que você não deixe de procurar um profissional, pois outros problemas de saúde podem estar relacionados com esse tipo de irregularidade.




A segunda é quando os sintomas da menopausa começam a aparecer antes de haver qualquer alteração no ciclo menstrual. Da mesma forma que o anterior, muitos dos sintomas podem estar ligados a outros problemas que não a menopausa e, por isso, devem ser avaliados com um especialista.

Quais são as atribuições do médico ginecologista para o tratamento da menopausa?
O médico ginecologista é responsável pela saúde do sistema reprodutor da mulher – algo diretamente ligado com a menopausa, já que os hormônios que deixam de serem produzidos, bem como a ovulação cessada estão ligados com essa função reprodutora.



Essa especialidade está relacionada com os problemas ligados ao canal vaginal, ovários e útero – e consequentemente com os hormônios ligados a esses órgãos, que interferem diretamente no seu funcionamento.

Por exemplo, as consequências do ressecamento vaginal, bem como a constante avaliação sobre as possíveis doenças que acometem a mulher mais constantemente nesse período são avaliadas e tratadas por esse especialista.

 maca peruana


Quais são as atribuições do endocrinologista para o tratamento da menopausa? O endocrinologista é responsável pelos transtornos das glândulas endócrinas, ou seja, dos órgãos responsáveis pela produção de todos os hormônios do corpo – incluindo progesterona e estrogênio.


Ele é responsável por avaliar e tratar os distúrbios causados pela alteração hormonal no organismo – ou seja, inclui-se também nesse rol os sintomas da menopausa.

Quem devo procurar? Na verdade, ambos são importantes para o tratamento dos sintomas da menopausa, já que seus trabalhos são complementares. Caso você opte por um deles, não deve ficar sem consultar o outro.

Se você for ao endocrinologista, não deverá deixar de consultar o ginecologista sobre as questões relacionadas, por exemplo, com a região íntima, bem como prevenção de doenças como câncer de mama, ovário, útero, realização do papanicolau, entre outros.

Por isso não se deve descartar o trabalho conjunto desses dois especialistas como opção na hora de tratar os sintomas da menopausa, a fim de obter um resultado mais eficiente e garantir a sua saúde.

Fonte do artigo: Herborisa.com.br


 menopausa



Comentários