Os benefícios do leite de Inhame

Amora faz mal a saúde?



A amora faz mal a saúde?A amora seja ela em chá ou em capsulas não faz mal à saúde, desde que tome com moderação. É sempre bom lembrar que não é por ser natural que podemos abusar.

Segundo os especialista não se deve exagerar na dose, pois taninas em excesso causam diversos efeitos colaterais e oferece perigo a saúde do fígado. Pessoas com problemas renais são um dos exemplos. Essas pessoas devem consultar com o médico sobre os efeitos da tanina nos rins.





Sabemos que a amora tem vários benefícios como

Hidrata e rejuvenesce a pele
Ajuda no controle da pressão sanguínea
Fortalece as unhas
Previne e trata a queda de cabelo
Melhora a saúde da gengiva (gengivite, sangramentos, etc)
Ajuda a diminuir o sangramento menstrual, controla e faz descer a menstruação
Promove o fortalecimento dos osso
Alivia os sintomas da menopausa

Mas, é importante também conhecer os efeitos colaterais, e quem não pode usar a amora seja em chá ou capsulas.


Efeitos colaterais e cuidados!

Mas nem tudo são flores, embora leves, existem efeitos colaterais em tomar o chá. Poucos estudos clínicos foram feitos a respeito dos malefícios a longo termo, mas o consenso é que não se deve tomar grandes quantidades do chá sem comentar com seu médico antes.

Os efeitos adversos mais comuns são:
Desconforto gastrointestinal| Embora usado como método natural para tratar diarreia e ulceras. Em altas doses o chá pode causar desconforto no estomago, incluindo náusea e vômitos. As taninas em alta quantidade no organismo aumentam os riscos de câncer do estomago. Por isso, não tome além de 3 copos diários ou 600ml.







Efeitos no fígado| As taninas hidrolisadas tais como galotaninos e elagitaninos podem ter efeito toxico no fígado quando ingeridas em altas quantidades. Sinais de danos ao fígado incluem amarelão da pele e parte branca olhos, dores no abdômen na região do fígado, náusea, vomito e fadiga.

Interferência na absorção de nutrientes| O consumo do chá antes da alimentação pode interferir com a absorção de cálcio e ferro. O leite se tomado junto com o chá de amora miúra pode não só diminuir essa interferência, como também ajuda a evitar os efeitos colaterais. Adicionar limão ao chá é uma forma de melhorar a absorção de ferro.






Contraindicações: Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez devem consultar com o médico sobre o uso do chá com folhas de amora. Também é contraindicado para mães que ainda amamentam.

Pacientes com doenças hepáticas (fígado) também não devem tomar o chá sem antes consultarem com o médico. Visto que os flavonoides contidos na planta, podem ter efeito tóxico neste órgão.

(Fonte: https://www.dietagem.com)







Comentários