Os benefícios do leite de Inhame

Doenças que podem surgir na menopausa


4 Doenças que podem surgir na Menopausa

(Por Drª. Sheila Sedicias Ginecologista)
Durante a menopausa podem surgir algumas doenças como cistos, pólipos ou até mesmo o câncer porque as alterações hormonais características dessa fase facilitam o  seu desenvolvimento ou instalação.





Fazer a reposição hormonal de forma natural, ou com a utilização de medicamentos, é uma opção para aliviar os sintomas causados pela menopausa, mas que nem sempre é suficiente para evitar o risco destas doenças. Por isso é bom saber quais são as doenças que podem surgir nessa fase para ir ao ginecologista em caso de suspeita.


1. Cistos na mama ou nos ovários:O principal sintoma do cisto na mama é o surgimento de um caroço na mama, que pode ser observado no autoexame da mama ou na ultrassonografia. Quando ele causa dor ou é muito grande, pode ser realizada punção aspirativa por agulha fina.





Os cistos nos ovários são muito comuns devido as alterações hormonais, mas nem sempre geram sintomas. Quando causam dor, ou são malignos, o ginecologista poderá retirá-los através de uma laparoscopia.

2. Pólipos uterinos e cervicais: Os pólipos uterinos podem não causar sintomas, mas em alguns casos pode haver menstruação abundante, sangramento após a relação e dor pélvica. São mais comuns nas mulheres que fazem reposição hormonal e nas que não tiveram filhos. Seu tratamento pode ser feito com remédios ou cirurgia e raramente vira câncer.


Amora Care


Os pólipos cervicais podem não causar nenhum sintoma ou causar sangramento após o contato íntimo. São diagnosticados através do papanicolau e podem ser retirados com anestesia local na clínica, ou no hospital.

3. Prolapso uterino: O prolapso uterino é mais comum nas mulheres que tiveram mais de um parto normal e provoca sintomas como descida do útero, incontinência urinária e dor no contato íntimo. Ele é causado pela fraqueza dos músculos pélvicos, proporcionada pela baixa de estrogênio e o seu tratamento é feito através de cirurgia para reposicionamento do útero, ou retirada do útero.




4. Câncer de mama ou no aparelho reprodutor: Os cânceres mais frequentes na menopausa são os da vagina, útero, endométrio e ovário, que podem surgir devido as alterações hormonais. Eles podem gerar diversos sinais e sintomas como ardência ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual, ou dor durante o contato íntimo.

O câncer de mama pode gerar sintomas como caroço na mama e saída de líquido pelo mamilo e o seu tratamento pode durar meses ou anos, dependendo da sua gravidade. O tratamento do câncer é demorado e pode incluir radioterapia, quimioterapia ou cirurgia.

( Fonte do artigo:www.tuasaude.com- imagem: unsplash.com)



Comentários